A convite da Câmara Municipal da Covilhã, os alunos do 4º A da Escola Básica n.º1 do Teixoso, deslocaram-se, no dia 18 de maio a essa cidade, para visitarem a Exposição “Suspensão em Movimento” de Luís da Cruz.
O transporte foi da responsabilidade da referida Câmara.
A professora titular, a coordenadora da escola e a psicomotricista, acompanharam esta turma.
À nossa espera estava a Drª Lurdes Morais, que nos encaminhou ao Edifício da Cultura. Aí, estava o pintor à nossa espera, Luís da Cruz, que começou por pendurar os cravos que cada aluno levava.
Foi uma atividade gira, que todos gostaram...
De seguida. o pintor Luís fez uma visita guiada pela sua exposição, explicando como surgiram estes trabalhos, fazendo uma breve retrospetiva da sua carreira, acompanhando sempre com os seus trabalhos.
Gostamos muito, eram trabalhos diferentes, com muita imaginação e criatividade…
A parte que mais gostamos foi uma sala interativa, que parecia uma discoteca … onde interagíamos com os fios pendurados…Seguidamente, passou um filme sobre o artista.
Foram várias, as questões, desde o quererem saber como surgiu a ideia de ser pintor; desde quando; se tem outra profissão; como faz para pintar este tipo de quadros… Foi nesta pergunta que ele explicou que primeiro fazia cenas de acrobata, tirava fotos ... e depois passava para o quadro todo o movimento, em suspensão!!!
No final, assinou uma folha em branco, com uma dedicatória aos alunos do 4ºA, para depois eles assinarem nas costas e colocarem na sala de aula.
Enquadramos esta atividade na semana – Dia de Aulas ao Ar Livre – que torna as crianças mais felizes, saudáveis e com uma maior disposição e motivação para aprender.
Depois do confinamento, nunca foi tão importante defender o direito das crianças de conviverem, aprenderem a brincar.
Foi bom poder voltarmos a sair da escola, ao fim de tanto tempo, apesar do passeio ter sido curto!
Foi muito proveitoso e enriquecedor!
Venham mais saídas!